Ja está em funcionamento no assentamento de reforma agrária Eldorado dos Carajás, em Macaíba a rádio comunitária Cepac FM 87,9. A rádio iniciou suas transmissões oficialmente na sexta-feira (20) de Agosto. Trata-se da primeira rádio comunitária instalada em uma área de reforma agrária do Rio Grande do Norte, com programação voltada à agricultura familiar e à divulgação da cultura local.
"Trata-se de uma estação de rádio, que dará condições à comunidade de usufruir de um veiculo de comunicação inteiramente dedicada ao interesse social, oportunizando, principalmente, os agricultores familiares, tendo em vista o local de sua instalação. Portanto, esta tecnologia, além proporcionar a democratização dos meios de comunicação, deverá ter um papel educativo e servir para divulgação de suas idéias, Produção, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais do Assentamento Eldorados dos Carajás, bem como das demais comunidades de alcance das informações." Falou Severino Ramos (Presidente da ONG CEPAC).
Há cerca de um mês, a FM 87,9 entrou no ar em fase experimental. Nas próximas três semanas, a equipe da rádio, formada por 28 jovens do assentamento, passará por uma capacitação, com aulas ministradas por docentes do curso de Radialismo do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), dentro do projeto de extensão "Comunicação comunitária, educação e desenvolvimento sustentável". Durante esse período, a FM tocará apenas música popular brasileira.
Ao final do treinamento, a equipe estará preparada para assumir todas as etapas de trabalho na rádio, desde a produção, operação de áudio, montagem da programação até a locução. "A idéia é manter a rádio funcional, de forma estratégica, para que ela atenda a comunidade. Quem sabe, esse é o primeiro passo para formarmos futuros comunicadores", afirma o jornalista e professor universitário Hélcio Pacheco de Medeiros, responsável pela capacitação dos jovens assentados.
A faixa de frequência em que a FM opera permite alcançar dez comunidades rurais vizinhas e parte do município de Macaíba. Ele conta que a idéia de ter uma rádio comunitária surgiu em 2005, a pedido dos jovens do assentamento. Somente em 2010 o sonho se concretizou, com a aquisição do direito de concessão da rádio, dado pelo Ministério das Comunicações. - Afirmou Severino Ramos
O aparato tecnológico (transmissor, microfones e antena) foi comprado por intermédio de convênio com a Coordenadora Ecumênica de Serviços (Cese) e o Sindicato dos Servidores Municipais de Macaíba. Todo o processo está dentro das leis e normais estabelecidas pela Anatel.
Mais informações sobre a iniciativa por meio do site cepacdemacaiba.blogspot.com.br. Os ouvintes podem entrar em contato pelo telefone (84) 3327-1231 ou encaminhar e-mail para cepac_cidadania@yahoo.com.br
Fonte:
Blog Cepac de Macaíba
Site: www.incra.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário