domingo, 8 de janeiro de 2012

Hailton Mangabeira - "Os pés de Benedita"

Hailton Mangabeira
Sonho Realizado
Hailton Mangabeira é um macaibense versátil. Professor, cordelista e compositor, não bastasse tanto talento revelado em uma só pessoa, realizou no dia 20 de Novembro de 2011 um antigo sonho: gravar um filme. E já iniciou dando os primeiros passos como gente grande, pois o curta-metragem "Os Pés de Benedita" conta com a direção de Lula Borges e a trilha sonora de Carlos Zens. O filme foi gravado na comunidade de Parque Industrial, nas imediações da Escola Municipal João Faustino, em Macaíba. Foi na escola que o sonho de Hailton nasceu e se tornou realidade com o lançamento do projeto.

Veja a entrevista concedida ao Jornal Folha de Macaíba pelo cordelista no final de 2011.

Folha de Macaíba: Como surgiu a ideia de gravar "Os Pés de Benedita"?
Hailton Mangabeira: "Os Pés de Benedita" nasceu de um dos meus cordéis. A história é muito engraçada e cativa logo as pessoas. Fruto do projeto pedagógico "Cordel na Escola" e desenvolvido desde março de 2006 através de uma exposição de cordéis permanente, o filme retrata o cotidiano de um prestamista (pessoa que empresta dinheiro), e tem a participação especial dos moradores da própria comunidade do Distrito Industrial, sede de gravação.


Participação da Comunidade

Folha de Macaíba: O curta tem a direção geral de Lula Borges, direção artística de Gláucio Teixeira Câmara e trilha sonora de Carlos Zens. Você já começou bem em sua experiência pelo mundo audiovisual.
Hailton Mangabeira: Todos eles são grandes amigos meus, e dessa forma tudo fica mais fácil. No meio artístico tem muito disso, nós estamos sempre nos ajudando. Essas parcerias só vieram para contribuir ainda mais com o filme, mas as grandes estrelas são as pessoas da comunidade.

Veja mais fotos das filmagens AQUI

Folha de Macaíba: Como foi o envolvimento das pessoas com o filme?
Hailton Mangabeira: 0 envolvimento e o comprometimento foram totais. No início alguns até questionavam se realmente ia dar certo um filme ser gravado ali mesmo, na comunidade. Mas depois foi entrega total. Eles perceberam que era uma história simples, do dia a dia deles. Ou seja, uma história da qual eles faziam parte. Por isso, o elenco é basicamente formado por pessoas da própria localidade e conta uma história com a qual eles se identificam.

Inicio das Gravações
Folha de Macaíba: Como foi para você, que esté habituado à linguagem do cordel, encarar a linguagem audiovisual?
Hailton Mangabeira: Para mim foi um grande desafio, e foi justamente isso que me moveu. Fazer o novo, o diferente, inovar. E mostrar para os meus alunos que nós também podemos fazer coisas interessantes, podemos ousar. A escola pode sim trabalhar com novas linguagens, pois gera resultados impressionantes.

Folha de Macaíba: E agora, qual o próximo passo? Existe o projeto de gravar um novo filme?
Hailton Mangabeira: Sim. A ideia é gravar um novo filme que possivelmente ié se chamar "0 Mundo Lá Fora" e deverá abordar a temática de Paulo Freire. Mas uma vez queremos contar com a participação popular, pois esse foi dos grandes diferenciais e encantos de "Os Pés de Benedita".

Fonte: Jornal Folha de Macaíba - Outubro/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário