domingo, 17 de junho de 2012

Um dedo de Prosa, poesia e outras delícias

Prof. Francisco Sales
Onde podemos encontrar a poesia? Onde podemos expressar nossos anseios e desejos? Existe lugares onde eu possa mostrar o que sei e o que aprendi da vida?

Em Macaíba temos um cantinho onde o mundo se encontra, e quando falo mundo me refiro ao seu, isso mesmo, seu mundo! O mundo da dor, da alegria, da música, do teatro, da dança. O mundo da cultura, sendo a mesma um itinerário muito além do que quem está no poder pode imaginar.

O sarau denominado "Um dedo de prosa, poesia e outras delícias" coordenado pelo Prof. Francisco Sales conhecido como "costinha", está a cada encontro reunindo as diferentes expressões artísticas da cidade, o mais importante e que "qualquer um" pode participar e mostrar seu trabalho, ideias e vivências.


Costinha nos explica melhor esta semente plantada:
Apolo e Dionísio

"Promover um evento de artes para oxigenar as pessoas na rua. Há tempo que isso vinha amadurecendo o meu juízo e de outros amigos. E não sei explicar, na verdade sei, pois isso aconteceu. Convidei pessoas que pudessem apresentar o que sabe e faz. Cantar, tocar um instrumento, recitar versos e fazer uma performance e nos reuni no terraço de casa numa certo final de tarde aos Sábados.

Como foi singular para cada um dos participantes que estiveram. Na parte da frente da casa: uma mesa com objetos de artes, debaixo de uma árvore, cadeiras espalhadas em círculos e pessoas sentadas. Um violão sendo dedilhado e daí alguém começou a recitar um verso poético, de um autor preferido e depois veio outro e mais outro. Uma luz a clarear o espaço e mais pessoas chegando e se sentando. O clima que tinha com a música, com os versos sentido ditos elevou a alma de todos ali. Assim, as artes se presenteou entre nós de maneira simples e impactante. Quem viveu esse momento teve com certeza uma mudança no restante do dia e da semana. Quem experimentou todos os instantes viveu uma catarse e saiu com o gosto de quero mais ou quando será o próximo.

Já era noite de lua cheia quando a turma se transferiu para a parte do quintal da casa. Foi um momento dionisíaco. O multiartista Gandhi nos presenteou com sua perfomance: Ghost, o educador ( click aqui e veja a performance) fazendo uma releitura de Carlos Alexandre e Auta de Souza deixando a todos extasiados. Quem viu a apresentação sentiu a estética da arte, os sentidos se aguçaram.

No segundo encontro, o enfoque foi na poesia de Hewerton Duarte e exposição de quadros de Josafá Fernandes. A presença do grupo de teatro Filhos da Arte deu o tom ao encontro, recitaram textos em conjunto com os participantes. E mais uma vez, todos que estiveram presentes puderam confirmar que para se fazer cultura e arte é preciso de força de vontade. Um dedo de Prosa, poesia e outras delícias já está formando para sua terceira edição. Nosso objetivo é trocar experiências e ao mesmo tempo mostrar nossa produção com os outros."

Gostou? Participe!
Veja o costinhamar.blogspot.com
Local: Casa de Costinha ( Rua. Francisco Caninde de Souza, Nº 124)
Horário: 17:00
Senha: Uma poesia ou arte ao seu gosto

Janela da C. M: Estamos sempre a disposição de qualquer grupo que tente movimentar a cultura da cidade, Parabéns ao Prof. Costinha e aos demais que ajudaram na realização do sarau. (MSAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário