Na ultima quinta-feira a câmara de vereadores se reuniram para votar o orçamento de 2013 para o município. Com isso alguns mobilizadores da cultura local se dirigiram a câmara para expor seu projeto um Centro de Estudo Audiovisual. Mas no decorrer da reunião os mesmos sairam do local sem explicações, Sendo assim o Cineasta macaibense Geraldo Cavalcante deu o seguinte depoimento:
Geraldo Cavalcanti |
"Alguém pode explicar se a câmera de vereadores de Macaíba é
de verdade mesmo? Por que aquilo que presenciei na quinta-feira passada foi a
coisa mais absurda do mundo. Acordei no outro dia pensando que tinha tido um
pesadelo.
Os sacanas dos vereadores tiraram a maior onda com os presentes. Primeiro, eles
chamam a população para apresentar propostas para o orçamento de 2013 e, em
seguida, falam que não vão votar as propostas. O que eles queriam de fato? Será
que era exercer o poder que nós outorgamos a eles para terem a sensação de
dever cumprido e dormir os sonos dos justos?... Quem ele(a)s pensam que são?...
Ridículos.
Quero deixar claro que, a partir de hoje, eu, Geraldo Cavalcanti, macaibense, cineasta, não terei nenhum respeito àquela Câmara de bufões, incluso, nego a sua autoridade. É um bando de idiotas incapazes, incompetentes, inábeis e todos os “in’s” que tem direito.
Quero deixar claro que, a partir de hoje, eu, Geraldo Cavalcanti, macaibense, cineasta, não terei nenhum respeito àquela Câmara de bufões, incluso, nego a sua autoridade. É um bando de idiotas incapazes, incompetentes, inábeis e todos os “in’s” que tem direito.
Estupefato. Essa e a palavra que melhor traduz o meu estado. Estão fazendo da câmara de vereadores da minha cidade um circo. Gosto de circo, mas com picadeiro e pícaros que estão autorizados, por mim, a me ridicularizar. Aos vereadores não cabe esse papel, e, no entanto, os vereadores de Macaíba o exerce.
Foi doloroso e lastimável a sessão da câmara. “Eta povim dispeparado esses vereador de Macaíba!”. São tão despreparados que nem tiveram a cordialidade de saudar as autoridades ali presentes: o Carlos Tourinho (ex presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e diretor do Instituto Técnico de Estudos Cinematográficos) e o cineasta cubano Rigoberto Lopes (presidente do Fórum de Cineastas da África, Brasil, Caribe e suas diásporas, pertencente a UNESCO).
Nós, da Câmara Setorial do Audiovisual de Macaíba, lançamos a proposta de criar um Centro de Estudo Audiovisual em parceria com a Facultad de los Medios de Comunicacción Audiovisual de la Universidade de Artes de Cuba (onde ministro um curso de roteiro para Cinema e TV). O projeto custaria pouco mais de R$ 300.000,00 aos cofres do governo municipal. Os cursos seriam ministrados por professores da referida faculdade (um dos centros de ensino audiovisual mais referendado de toda a América Latina), e reconhecidos como curso de extensão do departamento de pós-graduação da supracitada faculdade. Vejam o tamanho do benefício que essa instituição traria para o município em comparação com o orçamento proposto. Mas, o projeto não foi votado. Então vejam o tamanho da merda que os vereadores fizeram. O jeito é me conformar. Afinal eles não fazem outra coisa a não ser merda; e ainda querem dormir, ao final do dia, o sono dos justos. Vão se f...!!!".
Geraldo Cavalcanti / Cineasta e Roteirista
Janela da C. M.: Os atuais vereadores adiaram a votação do orçamento de 2013 para o dia 06/12/12 (quinta-feira). Ainda resta a esperança dos mesmos analizarem os projetos para a cultura de Macaíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário