sábado, 17 de agosto de 2013

Hip-hop: A voz da periferia contra o extermínio de jovens na cidade

O movimento cultural denominado Hip-Hop, acompanhado do RAP, DJ, Breakdance e o Grafite e de fundamental importância na sociedade pois é uma expressão das relações sociais vividas por jovens da periferia, além do processo de identidade e inclusão que essa manifestação possibilita. Dentre muitos motivos para sua ampliação e reconhecimento, está o amparo a jovens e crianças, permitindo assim o distanciamento dos mesmos das drogas e do crime. Através da música muitas crianças ficam livres desses males, temos como prova do bem que o estilo faz a vida dos jovens, o belo exemplo de duas irmãs gêmeas, Ariane e Ariadne, Conhecidas por 2ª, que cantam junto com a MC ELY, grupo da comunidade Morada da Fé. Em sua ultima apresentação, ocorrida no evento Hip-Hop na Praça, deixaram de boca aberta a todos os presentes. Essas crianças têm a capacidade de guardar na mente versos e palavras que mostram a realidade em que vivem hoje em Macaíba. Poucos reconhecem isso, mas Macaíba hoje possui um grupo de artistas Hip-Hop que tem um trabalho muito bom e que dá orgulho de ver.

Juventude reunida para celebrar o Hip-hop na Praça
“A idéia básica desta cultura era e ainda é: haver uma disputa com criatividade. Não com armas; uma batalha de diferentes (e melhores) estilos, para transformar a violência insensata em energia positiva.” Bruno Ventura (DJ Groovy)

São muitos, mais cito aqui, apenas dois, que com toda a certeza estão levando a cultura da cidade com muita força de vontade e persistência. Sem apoio dos órgãos competentes. Grupos como, o “Dialetos do Gueto”, coordenado pelo MC Carlinhos e o Trinca Flow, este ultimo composto por 3 (três) MCs e todos eles promovem a cena Hip-Hop da cidade com outros MCs e grupos, realizando duas vezes por ano o “Hip-Hop na Praça”. Buscando nos comércios, lojas, instituições recursos para arcar com os custos, chegando a tirar do próprio bolso para pagar os gastos do evento.

O jovem Jovaniel do Nascimento (NASKY) grande incentivador da Cena Hip-Hop da cidade, relatou que ao procurar o secretário de cultura do município para solicitar apoio ao evento que iria realizar, o Sr. José Roberto de Medeiros, Secretário de Cultura, informou: – “Só podemos ceder o espaço! não realizamos a licitação de nada até agora” com 6 (seis) meses de gestão não tinha uma licitação a caminho? A prefeitura que arrecada mais de 12,000.000,00(doze milhões de reais mês) só podia ceder o local?. É isso que a secretaria de cultura de Macaíba tem para ceder aos artistas? Por falta de cultura muitos estão jogadas na sarjeta do sistema capitalista, se envolvendo inclusive com o crime organizado. E a Prefeitura ainda se diz incapaz de ajudar na defesa da segurança pública. Esquece ele, o senhor Prefeito e os demais responsáveis, que o apoio a cultura do Hip-Hop ajuda a diminuir a insegurança social que vivemos.
 
Nos últimos anos vem ocorrendo na cidade uma matança em relação aos jovens, isso aos olhos de alguns cidadãos tem se tornado normal, pensam eles que estes jovens envolvidos nas drogas e roubos, merecem morrer Não percebem que estes jovens não são culpados do sistema de marginalização que foram colocados. É importante lembrar que existindo política pública, incluindo cultura, educação, esporte, saúde e lazer, poderemos diminuir o índice de marginalidade juvenil. Evitando que estes jovens passem a fazer parte da marginalidade. Inclusive diminuindo assaltos, roubos, estupros e tantos outros atos de delinquência infanto-juvenil, evitando desta forma que a sociedade passe por essa situação que vivemos hoje, uma das cidades mais violentas do país

Pois é, caros leitores, para alguns é cansativo pensar em políticas públicas que ajudem esses jovens. Mais eis que temos um caminho, a CULTURA. Como uma opção para chamar os jovens a viver na cidadania e não sobreviver do crime, e como prêmio, o município ganha no fortalecimento da cultura local.

Maxson Savelle
Tecnólogo em Produção Cultural

5 comentários:

  1. Kd o resto dos grupo de rap de macaiba o ADR BDR Facção Mf e o PDG conexão Que é realmente periferico essa porra precisa respeitar mais eu nunca compartilho essa bosta o trinca flow não é periferico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei comédia! eu não sei quem é você, mas a matéria fala, dos grupos que movimentam a cultura Hip Hop de Macaíba! Fazendo evento públicos.
      Em nenhum momento foi citado, que em Macaíba só tem esses dois grupos! Você tem todo direito de não gostar do TRINCA FLOW, mas deve respeitar!

      Você falou que o grupo não é periférico...Mas isso é um fato que eu não nego! Nosso estilo É UNDERGROUND, conhece? Se não conhece vai pesquisar antes de falar merda.
      Nós não vamos falar de uma realidade que não vivemos, pois não temos amigos envolvidos no crime nem nas drogas, e nós também nunca se envolvemos! então num é mais bonito falar a verdade à ficar mentido em nossas músicas?

      Meu estilo é underground, eu mando a ideia, eu protesto, eu falo do caos mundano, do preconceito e também da desigualdade. Não relato uma realidade que eu não vivo, apenas quero que quem vive numa realidade periférica, ache o caminho certo!

      Os mesmos que dizem que não sou periférico e não represento o RAP... é o mesmo que não fica sem ouvir uma musica de Hungria, considerado RAP de PLAYBOY (mas nada contra o artista Hungria, apenas fiz uma suposição, porque diferente de você, respeito todos os artistas)

      Ass: Nasky (Integrante do Trinca Flow)

      Excluir
  2. Quero deixar claro para os grupos ADR, BDR, PDG CONEXÃO e principalmente o FACÇÃO MF [que participou do Festival Tribos Urbanas]que eu RESPEITO e ADMIRO todos e vamos deixar de briga que essa luta e de todos pô.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. To muito decepcionado senpre foi um admirador do movimento hip hop de macaiba admiro o esforco do pessoal do dialetos que luta pela uniao e fortalecimento do movimento a forca de vontade de carlinho junto a outros grupo de rap eo que faz o movimento crescer num sei como?ele num se pronunciou ainda deve esta indginando mais fe em deus parceiro continue com o seu sonho vc tem o dom de faser os manos pensar tamos junto Mk
    Trinca flow num deixem abater nao vcs sao bons perifericos ou nao vc representam o movimento com garra eeu admiro isso trabalho taz resultados tao no caminho certo ADR Faccao Mf Bdr Pdg conexao forca nao deixem um feijao podre colocar um saco a perder.

    Ai comedia se nao veio pra

    somar feixa o cu e sai voado deixe
    Os cara representar

    ResponderExcluir