Foto 1 |
Artigos do Vaticano e objetos pessoais dos papas João XXIII e II dão o título ao museu que mostra detalhes da religião católica expostos em Macaíba.
A história de homens santificados pela religião e artigos pessoais dos Papas de grande valor religioso formam o museu religioso localizado no Eremitério do Santo Lenho, no município de Macaíba. O espaço sacro é conduzido pelo padre seridoense José Mário de Medeiros, que trabalhou no Vaticano durante cinco anos ao lado do Papa João Paulo II.
Inaugurado em 21 de abril de 2000, o museu só é aberto uma vez ao mês, por falta da contribuição do poder público em apoiar a instituição de valor cultural e histórico.
Inaugurado em 21 de abril de 2000, o museu só é aberto uma vez ao mês, por falta da contribuição do poder público em apoiar a instituição de valor cultural e histórico.
Fora da Itália, o museu sacro do Eremitério Santo Lenho é o único do mundo dedicado ao Papa João XXIII, onde conta-se quase tudo da biografia de Angelo Giuseppe ou João XXIII (papa italiano que viveu de 1881 a 1963), onde durante o seu período de pontificado recebeu apoio do padre potiguar José Mário.
Objetos pessoais dos Papas |
O lugar tem mais de novecentas peças antigas (sem contar com os livros) e que contam a história religiosa de Papas como João XXIII e abriga relíquias como o véu que cobriu o rosto do Papa em seu velório, tendo por isso um valor histórico se consagrando como o segundo mais importante do mundo: apenas o Museu de Soto In Monte Papa Giovani, vizinho a Bérgamo, na Itália que possui tantos artigos pessoais e originais do santo papa.
O passeio pela história da religião católica mostra ainda peças como a reprodução em bronze(Foto 1) do rosto de João XXIII considerada “perfeita” pelos apreciadores de arte por ter sido feita diretamente da face do papa após seu falecimento.
Saiba Mais nominuto.com/cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário